TAMANHO E A ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO

VIRANDO A PRÓPRIA MESA – Episódio 35

Virando a própria mesa: Ricardo Semler

TAMANHO E A ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO

Uma nova lição dada por Ricardo Semler sobre o tamanho da empresa. Acho este tema muito curioso, pois tive a oportunidade de ser o Gerente Geral da maior Fábrica de Cimento das 3 Américas, situada em Rio Branco do Sul – P\R, pertencente à Votorantim Cimentos. Um gigante de dimensões impressionantes.

  • Tamanho – outro complicador do dia a dia.
    • Gerir uma empresa com base no gigantismo é coisa do passado
    • Hoje em dia “pequeno é beautiful” – pág. 167
    • O futuro está nas pequenas fábricas onde ainda é possível conhecer todos pelo primeiro nome, mostrar o que se quer fazer, envolver os funcionários – pág. 167 e 168
    • Abra mão da economia de escala e troque-a por motivação e produtividade– pág. 168
    • Deixe as pessoas que conhecem o negócio respirar. Elas surpreenderão a todos e a si mesmas – pág. 168

Se a empresa ainda não existe e tem um time para projetá-la, ainda há tempo de pensar nesse assunto e procurar ter minifábricas numa fábrica de grande porte. Mas a pergunta fica. E se tiver que gerir uma fábrica de grande porte já existente?

A experiência mostra que quando a sua área de eficácia está dividida entre gestores bem preparados com ferramentas de gestão, falando a mesma língua, tendo a mesma filosofia, num processo extremamente participativo e com pessoas determinados, o grande deixa de ser um impeditivo. E aqui, a delegação é a palavra mágica.

Em nosso portfólio, temos dois treinamentos sobre este mesmo tema: delegação e delegação reversa. Se quiser otimizar seus resultados neste campo de atuação, conte conosco do IBC – Instituto Brasileiro para a Competitividade.

Contate-nos via site www.ibc-competitividade.com.br ou pelo whats 41.98814.8122 que estamos prontos para estabelecer em conjunto, uma excelente estratégia de implantação.