Case 08: Enunciado do problema: Moinho com perda excessiva de produção devido à vibração elevada

Case 08: Enunciado do problema: Moinho com perda excessiva de produção devido à vibração elevada.

Conseqüências:

Desde a entrada em operação do moinho, este sua produtividade era de 280 t/h , enquanto sua capacidade nominal era de 360 t/h. Isso decorria dos cortes de alimentação devido a vibrações excessivas que chegavam a atingir a marca de 12 mm/seg. Com a restrição imposta, equipamentos da fase seguinte do processo tiveram que ser paralizados por falta de produtos, promovendo assim elevação significativa dos custos operacionais.

Causa:

Deseqüalização da pressão dos balões de nitrogênio localizados abaixo da mesa, associado à baixa umidade e variabilidade da granulometria do calcário utilizado.

Solução do problema:

Equalizadas as pressões dos balões de nitrogênio, corrigida a anormalidade na grelha do britador secundário para ajuste na curva granulométrica do calcário e instalado dispositivo para promover umidificação da matéria prima.

Ganhos:

Normalidade operacional do equipamento, com otimização do seu rendimento o qual passou a produzir 380 t/hr, ou seja, acima da capacidade nominal, eliminação de perdas do processo e redução de custos.

Metodologia utilizada:

Análise e Solução de Problemas.