Case 10: Enunciado do problema: Forno com consumo elevado de combustível ( kcal/t produzida) devido avalanches da pré-calcinação

Case 10:Enunciado do problema: Forno com consumo elevado de combustível ( kcal/t produzida) devido avalanches da pré-calcinação.

Conseqüências:

Elevação dos custos de produção, inconstâncias da qualidade do produto (clinquer), ocorrências de descargas do forno contribuindo para formação de  “rio vermelho” no interior do resfriador de grelhas, advindo perfurações das grelhas com conseqüente rompimento do arrastador de finos e paradas sucessivas do equipamento.

Causa:

Excesso de ar de fluidização do silo de carvão, promovendo inconstâncias no suprimento do combustível aos maçaricos do pré-calcinador devido à indicação falsa dos manômetros por estarem emperrados em função do excesso de água na linha de ar comprimido.

Solução do problema:

Instalados novos manômetros e provida a linha de ar de dispositivos adequados para eliminação de água

Ganhos:

Normalidade operacional do equipamento, eliminação de paradas que estabeleciam demandas de h.h. para os reparos no resfriador, redução de riscos de acidentes, assegurada a qualidade do produto e redução de custos.

Metodologia utilizada:

Análise e Solução de Problemas e TPM – Manutenção Produtiva Total.