07. EXPERIÊNCIAS VIVIDAS: INTEGRAÇÃO DE ÁREAS EMPRESARIAIS

Conversamos com o nosso amigo Anor Pinto Filipi sobre o que poderíamos contar para vocês e estimular outras pessoas de outras empresas a maximizarem seus resultados e ampliarem a integração entre as diferentes áreas da Empresa. Uma das coisas que lembramos aconteceu em 1.996, numa festa de confraternização de final de ano que era feita com todos os clientes daquela região.  O Filipi era o Gerente Comercial da Região Sul, o Luis Antonio Alves era o braço direito do Filipi e eu, Lauro Volaco – Gerente Geral – Votorantim Cimentos – Fábrica Itajaí.

O local escolhido foi o lindo Castelo Montemar situado no Morro da Cruz – Itajaí – SC. O Filipi decidiu inovar e ornamentar o salão com centenas de sacos de cimento de 50kg cada. Mas quem iria fazer o transporte e a ornamentação do salão do restaurante? Precisávamos reduzir os custos paralelos, para nos concentramos numa excelente qualidade das comidas e bebidas para nossos clientes. Eles eram a razão de nosso encontro! Resumindo: colaboradores das áreas comercial e industrial (chefias, pois a fábrica estava operando na capacidade máxima), arregaçaram as mangas e fizeram todo o carregamento na fábrica, o transporte, o descarregamento e arrumação do salão. Depois da festa, ainda trajando nossa melhor roupa escolhida para o jantar, novo transporte para a devolução para repor o estoque da fábrica. Foi muito dura a limpeza do salão, pois o dono quase sofreu um infarto quando nos viu descarregando uma caminhão de sacos de cimento em seu belíssimo restaurante. Fez o Luis Antonio prometer que o salão ficaria tão limpo como o recebemos, ou não autorizaria nossa saída de lá. Tudo ficou tão bem limpo, que acabamos quase esvaziando um litro de whisky para brindar  nosso trabalho de limpeza, por conta do dono do restaurante e em seu escritório.

A decoração foi um SUCESSO, pois todos se surpreenderam com esta forma inusitada de fazer propaganda. A comida e bebida, nem se fala: um ESPETÁCULO!

E nós que a organizamos, totalmente exaustos, mas felizes com as centenas de elogios de nossos convidados. Sensação deliciosa de DEVER CUMPRIDO!

Algumas perguntas ficam no ar:                                                         

  • Será que você teria liderança suficiente para conseguir essa integração entre áreas tão distintas em sua empresa?
  • Sabe o quanto isto é importante para o SUCESSSO e a “Excelência dos Resultados”?
  • Que fazer para que interação como essa possa ser um hábito e não exceção?
  • Conhece ferramentas de gestão que foram forjando a nossa competência, amizade e dedicação integral à empresa?
  • Estando interessado em conhecer experiências de sucesso ou mesmo nos contar uma das suas epopeias, poderemos fazer isso. Me ligue (Volaco) no whats 41.98814.8122 que terei  o maior prazer em conhecer e divulgar em nosso site: www.ibc-competitividade.com.br