09. EXPERIÊNCIAS VIVIDAS: SUSTO x SEGURANÇA

Conversando com o Eng. Ricardo Silva Telles, foi lembrado uma passagem que envolve um grande susto e ao mesmo tempo, a segurança pessoal e patrimonial.

O Ricardo foi convidado para participar de um churrasco de confraternização, num final de ano, na cidade de Sergipe chamada Nossa Senhora do Socorro.

De repente, o Zé Montanha (imagine o porte deste gigante), se levantou no meio de todos e olhando para o Ricardo falou que mesmo depois de 5 anos, queria ajustar as contas de uma ocorrência na Fábrica da Paraíba. Não precisa dizer a tensão gerada para todos, pois ninguém sabia o que o gigante ia fazer.

Calmamente lembrou que em uma ocasião, na fábrica da Paraíba, ele estava fazendo uma limpeza do material derramado no piso, próximo ao rolo de retorno de um transportador de correia. O Ricardo chamou-o para um lado e falou para ele parar imediatamente aquela atividade, pois ele tem um cunhado que perdeu o braço exatamente numa operação como aquela. O Zé Montanha ainda quis continuar a tarefa e não cumprir a ordem de sua chefia, mas o Ricardo conseguiu convencê-lo para parar a atividade imediatamente. Só foi retomada, quando o transportador foi paralisado.

Além do alívio geral e muitas risadas, foi uma lição aprendida por muita gente daquela fábrica e de outras do grupo.

Segurança é inegociável. ACIDENTE ZERO deve ser o objetivo permanente de todos.

Algumas perguntas ficam no ar:                                                         

  • Será que você teria tomado atitude semelhante em sua empresa?
  • Que fazer para o ACIDENTE ZERO seja uma atitude permanente de todos e em todos os momentos?
  • Por que muitos colaboradores, depois de muitas conversações diárias de segurança, treinamentos e palestras sobre segurança, ainda se arriscam?
  • Foi corrigida a CAUSA RAIZ do vazamento de material?

Oooo0000oooo

O IBC – Instituto Brasileiro pr a Competitividade tem vários treinamentos cujo objetivo é o ACIDENTE ZERO.  Um deles é sobre COMPORTAMENTO SEGURO, que deveria ser obrigatório em cada empresa que zela pela segurança do seu maior patrimônio: O HOMEM!

Fale comigo (Volaco) e vamos estabelecer uma parceria duradoura para que o ACIDENTE ZERO seja uma REALIDADE! Whats 41.98814.8122.