45. EXPERIÊNCIAS VIVIDAS: MOAGEM DE CIMENTO e a RECUPERAÇÃO do PATRIMÔNIO

Hoje foi mais um dia de boas lembranças, ao conversar com o Engenheiro David Canassa. Isso que vamos contar, aconteceu quando ele trabalhava na Fábrica Santa Helena pertencente à Votorantim Cimentos, que fica em Votorantim – SP. Ele foi uma testemunha não só ocular, como fez parte integrante e ativa dessa transformação

Foi um período em que estávamos treinando nosso TIME, em TPM – Manutenção Produtiva Total. Uma ferramenta de gestão que dentre outras coisas, busca o ACIDENTE ZERO, FALHA ZERO, QUEBRA ZERO, DEFEITO ZERO e PERDA ZERO. Aprendemos também sobre os 7 grandes desperdícios e num dos pilares, estudamos a nova filosofia sobre Organização e Limpeza! Tem que ser feito isso e eliminada a causa raiz de cada um dos geradores desses defeitos indesejados.

Até então a área da Moagem de Cimento, cujo chefe de seção era o Engenheiro Adilson Caldeira, era um caos, por tantas falhas de manutenção e operação, aliados ao descaso dos antigos gestores. O TIME, já treinado foi pondo em prática vários daqueles conceitos, em suas máquinas, equipamentos, edificações e tudo o que fazia parte daquele setor. Mas havia uma coisa que os incomodava muito e era assombrosamente terrível. Era o entorno daquelas edificações da moagem. Por ser perto da área onde estavam os antigos fornos via úmida, que haviam sido desativados há muito tempo, se acumulavam toneladas de materiais, que já haviam se transformado quase em “rochas”, pelo efeito da umidade. Dentro da proposta do TPM num esforço descomunal, sobrehumano,a equipe decidiu acabar com aquela “barbaridade” e em vários dias limpou aquela área.

Mas ainda assim, ela ficou horrível, tudo cinza e sem vida, em um enorme pátio cercado por prédios velhos por todos os lados, com o solo removido. Ato contínuo, a equipe resolveu transformar um pedaço daquele espaço em um jardim.

Então, em um final de semana esse TIME e de forma voluntária, resolveu executar esse plano. E com todos os recursos que a fábrica dispunha, mais a força de vontade, transformaram o espaço em um gramado florido, o que embelezou os 5.000 metros quadrados, e a área serviu como um controlador natural de poluição.

A transformação foi RADICAL em todo aquele TIME e marcou uma nova era de MELHORIA CONTÍNUA – Kaizen em todos os resultados da Moagem de Cimento, com consecutivas REDUÇÕES DE CUSTOS. Eles passaram a cuidar muito mais das suas máquinas e equipamentos, eliminando as causas dos problemas e mais ainda, eliminando os problemas potenciais, para evitar que esses danos ambientais acontecessem e os prejuízos se acumulando.

A área física daquele jardim, foi usada posteriormente para a instalação de um moinho Polycon, mas a Moagem de Cimento de Santa Helena, nunca mais foi a mesma. O TIME fez a diferença radical.