49. EXPERIÊNCIAS VIVIDAS – FÁBRICA DE CIMENTO – FÁBRICA ITAJAÍ – SC – VOTORANTIM CIMENTOS

  Hoje eu vou falar da Fábrica Itajaí – SC – Votorantim Cimentos. Bom salientar que era uma moagem de cimento.A maioria das coisas, vou transmitir por imagem, pois não saberia descrever tanta coisa boa que foi feita lá!

Era uma fábrica que precisava baixar os custos operacionais, pois o clínquer vinha todo de Rio Branco do Sul – PR, via rodoviária e tinha um impacto muito alto no custo total. Era um desafio contínuo e muito grande. Quando eu assumi, tínhamos 124 colaboradores, entre próprios e terceirizados. Usamos todas as ferramentas de gestão que possa imaginar e treinamos todos, exaustivamente. Nosso TIME era um ESPETÁCULO! Chegou um tempo em que 4 chefes de seção mais eu, nos revezávamos das 16h de 6ª. feira até 7h de 2ª.feira. Cada um de nós assumia a gerência geral da fábrica, resolvendo absolutamente TUDO! Eles foram tão bem treinados, na grande maioria com multiplicadores internos, que quando eu fui gerenciar as Fábricas de Santa Helena e Salto, um deles assumiu o meu lugar como Gerente Geral.  E ainda tínhamos uma Célula de Apoio, que era um TIME excepcional e que me ajudava também na gestão, implantando muita coisa fora do expediente normal de trabalho, e VOLUNTARIAMENTE.

Todos estes pátios, menos os que eram concretados, nem tinham grama, pois ali foram depositadas inicialmente, toneladas de cinzas volantes (fly ash). O terreno era estéril.

Antes que veja as fotos, faço um desafio. Conhece alguma fábrica mais limpa e mais bonita que essa, mesmo sendo muito antiga, não só na Votorantim Cimentos mas de todas as Cimenteiras do Brasil? Se conhece, me mande por gentileza as fotos, de tida ela, que eu quero conhecer!

Viaje comigo!