5S Modelando a Empresa

Muitas empresas consultam o IBC para saber por onde começar um sistema de gestão para se tornar competitiva e atingir a Excelência de Resultados. São tantas as alternativas possíveis, que muitas vezes ficam indecisas por qual delas iniciar.

Uma ferramenta de fácil compreensão e de grande impacto é o 5S. Aí surgem outras dúvidas: O que é esta ferramenta? Quais os objetivos a serem alcançados? Que impactos trarão para os colaboradores e a empresa? Quais são os principais itens abrangidos pela ferramenta? Para que tipo de organização pode ser aplicada? etc.

Para reduzir esta ansiedade e auxiliar sua empresa a dar o passo inicial rumo à Competitividade e Excelência de Resultados, vamos fazer um resumo daquilo que consideramos relevante e indispensável conhecer num primeiro contato com essa ferramenta.

O que é o 5S?:
a) ferramenta gerencial que otimiza a competitividade empresarial;
b) melhora a nossa qualidade de vida;
c) aprimora a sistemática de trabalho.

Por que o nome 5S?: Por ter sido criada no Japão, centro eterno de competitividade e excelência, e tratar de 5 sensos que em japonês começam com S, ficou mais fácil dar essa denominação.

Quais são os 5S?:
a) SEIRI = utilização;
b) SEITON = ordenação;
c) SEISOU = limpeza;
d) SEIKETSU = higiene;
e) SHITSUKE = autodisciplina.

Que tipo de organização precisa do conhecimento do 5S para ser ainda mais competitiva? todas: bancos, minerações, frigoríficos, plataformas petrolíferas, refinarias, indústrias de cimento/papel/celulose/alumínio/siderúrgica/metalúrgica/ automobilística, prestadores de serviços, farmacêuticas, universidades, comércio, supermercados, etc.
Quais são os objetivos do 5S? podemos relacionar muitos, mas para simplificar, vamos citar alguns:

  • Proporcionar às pessoas um ambiente saudável e seguro.
  • Tornar o ambiente de trabalho organizado e limpo.
  • Aumentar a produtividade com redução de esforços.
  • Promover uma maior integração entre os colaboradores.
  • Aumentar o nível de satisfação e motivação pessoal.
  • Melhorar a qualidade de vida de todos.
  • Preparar o ambiente para a qualidade.
  • Fazer mais com menos.
  • Minimizar os inputs e maximizar os outputs.

Poderíamos falar muito mais sobre esta ferramenta, mas pecaríamos pelo excesso de informação, que é objeto deste artigo. Porém, queremos que saibam um pouco mais, pelo menos do SEIRI = UTILIZAÇÃO, através de algumas imagens elucidativas.

SEIRI = UTILIZAÇÃO

 

Uso e Guarda

 

Estamos convencidos de que por uma explanação assim, tão básica, não tornamos nossos leitores em especialistas em 5S. Mas sabemos também que agora, já têm mais elementos para avaliar o que esta ferramenta pode trazer de benefícios sem precedentes.No artigo 5S

Num treinamento desenvolvido pela IBC, com 230 slides e mais 250 fotos com exemplos da metodologia aplicada, a empresa estará habilitada para implantar o 5S e colher todos os benefícios que mencionamos. Conte conosco para potencializar o conhecimento de seus times, para torná-los ainda mais competitivos e ter na sua empresa um modelo de gestão.

Autor: Lauro R.D.Volaco – Diretor IBC
Empresa: IBC – Instituto Brasileiro para a Competitividade