EXCESSO DE NÍVEIS HIERÁRQUICOS NA EMPRESA

VIRANDO A PRÓPRIA MESA – Episódio 51

Virando a própria mesa: Ricardo Semler

EXCESSO DE NÍVEIS HIERÁRQUICOS NA EMPRESA

Vamos ver o que diz nosso guru Ricardo Semler sobre o excesso de níveis hierárquicos na empresa. Queremos também saber o que você pensa sobre isso.

  • “A coisa que realmente emperra a organização moderna é o excesso de níveis. Seis ou sete níveis é comum, e nada menos do que doze ou catorze níveis são encontrados nas grandes organizações. Levando em conta as preocupações naturais de não quebrar a hierarquia, como é que alguém que está nove níveis afastado do chão de fábrica pode saber alguma coisa do que efetivamente se passa? Não pode e não sabe – pág. 193 e 194
  • O ideal é ter cerca de quatro níveis. Mais do que isso força a organização a ter gerentes que coordenam gerentes, supervisores que controlam mestres, e assim por diante – pág. 194
  • Achate a pirâmide. Os níveis extras que existem hoje são autoperpetuantes, nocivos, e só servem para filtrar as informações, complicar o simples e achar maneiras de provar que são necessários quando sabem que não são” – pág.194

Estruturas muito pesadas hierarquicamente, escondem as deficiências existentes na empresa, pois os filtros vão distorcendo os fatos e dados e quando chega a ser decidido, além de demorado, quase sempre é desastroso.

Você precisa estar com o pé no chão de fábrica e sentir o que está acontecendo de fato. Conversar com a base e saber o que pode ser melhorado. Isso precisa ser diário e contínuo ao longo do tempo.

O diálogo deve fluir livremente e isso só acontece se as pessoas se acostumarem a falar diretamente com você. Isso também obriga aos que ocupam os poucos níveis da empresa, possam saber onde deveriam atuar e ainda não o fizeram, pois a cobrança certamente virá e muito mais rapidamente.

Contate-nos via site www.ibc-competitividade.com.br ou pelo whats 41.98814.8122 que estaremos prontos para desenvolver treinamentos específicos que influenciam a COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL na sua empresa.