Case 08: Enunciado do problema: Moinho com perda excessiva de produção devido à vibração elevada.
Conseqüências:
Desde a entrada em operação do moinho, este sua produtividade era de 280 t/h , enquanto sua capacidade nominal era de 360 t/h. Isso decorria dos cortes de alimentação devido a vibrações excessivas que chegavam a atingir a marca de 12 mm/seg. Com a restrição imposta, equipamentos da fase seguinte do processo tiveram que ser paralizados por falta de produtos, promovendo assim elevação significativa dos custos operacionais.
Causa:
Deseqüalização da pressão dos balões de nitrogênio localizados abaixo da mesa, associado à baixa umidade e variabilidade da granulometria do calcário utilizado.
Solução do problema:
Equalizadas as pressões dos balões de nitrogênio, corrigida a anormalidade na grelha do britador secundário para ajuste na curva granulométrica do calcário e instalado dispositivo para promover umidificação da matéria prima.
Ganhos:
Normalidade operacional do equipamento, com otimização do seu rendimento o qual passou a produzir 380 t/hr, ou seja, acima da capacidade nominal, eliminação de perdas do processo e redução de custos.
Metodologia utilizada:
Análise e Solução de Problemas.