Descarte: Dia D – Metodologia 8S

DESCARTE  E O DIA “D”

“A cada pequeno evento que eu lembrar ou for lembrado, vou repartindo esta experiência com você.”

Estava conversando recentemente com meu amigo e naquela época Técnico de Segurança (hoje é Engenheiro Civil) da Cassol, sobre os grandes momentos vividos na busca da Excelência de Resultados. A lembrança que veio em primeiro lugar foi sobre o “Dia D”, ou seja, o dia em que toda a fábrica parou, cerca de 200 pessoas, para se dedicarem em tempo integral ao “descarte”.

Como todos os colaboradores haviam recebido treinamento na Metodologia 8S, foi fácil para que todos os setores soubessem exatamente o que fazer. Foram dezenas de toneladas de entulhos descartados e aquilo que era necessário no dia a dia do trabalho, organizados. Até mais arejado o ambiente fabril ficou.

Imagine 200m3 de concreto deixado de ser produzido num único dia. Era a certeza absoluta do que o que estava sendo feito era altamente necessário, produtivo, educativo e duradouro.

O resultado foi simplesmente fantástico, fazendo inclusive, com que houvesse uma redução significativa no número de acidentes de trabalho.

Para você que talvez não saiba o que é o 8S, vamos relacionar alguns itens vitais que fazem parte deste S específico em questão

  • Ter somente o necessário no local de trabalho e eliminar o que não for.
  • Questionar a ocupação de cada espaço disponível, para manter somente o indispensável para a sua atividade.
  • Espírito crítico e desapego com aquilo que não é necessário.

Essa ferramenta de gestão fez uma revolução nos resultados da empresa.

Algumas perguntas ficam no ar:

  • Você considera que sem o conhecimento dessa ferramenta de gestão que é o 8S, seria possível em resultado tão expressivo?
  • Que fazer para que atitudes similares a essa sejam permanentes?
  • Amanhã, no próximo episódio, falaremos de Planejamento Prévio! Lhe aguardo!