06. EXPERIÊNCIAS VIVIDAS: PÁTIO DE REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS

Ao conversar com o Eng. Marcelo Lass sobre algumas coisas marcantes e simples, muitos anos passados de quando isso tinha ocorrido, veio uma das muitas ocorrências. Éramos obcecados para realizar coisas com baixíssimo custo: fazer mais com menos! Então o Marcelo lembrou desse assunto que agora reparto com você.

Uma coisa muito importante naquela época de grandes montagens para implantação de uma nova unidade para fabricação de cimento, foi um pátio muito organizado, com piso concretado e totalmente delimitado, onde eram armazenados adequadamente e separados por categoria, as sobras de montagem que não eram sucatas. Podiam ser reutilizadas.

Naquela época não conhecíamos a metodologia 5Rs – reduzir, reutilizar, reciclar, recusar e repensar, mas dominávamos várias outras ferramentas de gestão, na busca da “Excelência de Resultados”.

Este pátio, totalmente separado do pátio de sucata que tinha outra destinação, apesar de cercado com correntes delimitantes, era acessível para todos que precisassem de pedaços menores de chapas, cantoneiras, tubos e outros materiais mecânicos. Com isso, milhares de reais foram economizados e minimizados ao extremo os desperdícios.

Quando alguma sobra era muito pequena e não tinha mais aproveitamento, ela era descartada no pátio de sucata. Assim mesmo, totalmente separada por tipo de material, para maximizar o valor de venda!

Algumas perguntas ficam no ar:                                         

  • Tem o hábito de disponibilizar sobras de processos, organizadamente, para minimizar custos em sua empresa?
  • A armazenagem é suficientemente organizada para estimular a usuário potencial a não perder tempo para achá-la e depois disso, retirar dali sem grandes esforços?
  • Esta armazenagem é feita de forma a evitar acidentes potenciais?
  • Todos sabem desse projeto e fazem tudo para que ele seja uma fonte de redução de custos?
  • Que fazer para que atitude como essa possa ser um hábito e não exceção?

Espero que os episódios que temos trazido para o conhecimento de vocês possam estar ajudando a abrir novos horizontes em sua área de eficácia. Não vacile em nos contatar sempre que estiver necessitando otimizar a COMPETITIVIDADE de sua empresa ou a sua própria.

Queremos ser seu parceiro em todas as oportunidades potenciais de redução de custo, acidente zero e aumento de competitividade.

Me ligue (Volaco) whats 41.98814.8122.