VIRANDO A PRÓPRIA MESA – Episódio 39
Virando a própria mesa: Ricardo Semler
REUNIÕES E A ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO
Ricardo Semler aborda este tema de forma sintética mas incisiva, pois são inúmeras as barbaridades que se cometem quando uma reunião é realizada sem critérios de eficácia.
Reuniões:
- Além de todos os conselhos dados por livros, seminários e outros meios, listarei abaixo medidas (novamente) simples e óbvias que resolvem o problema e apenas não são adotadas porque são simples e óbvias:
- Comece na hora.
- Não comece sem horário para terminar – pág. 177
- Liste a agenda na cara de todos.
- Na reunião delegue para um ou mais membros a discussão de qualquer item que possa tomar mais tempo do que parece, ou que começa a se estender sem conclusão à vista.
- Não faça reunião com mais de duas horas de duração.
- Alterne o relator que vai fazendo a ata durante a discussão.
- Faça uso obsessivo de quadros negro, verdes e brancos, flip-charts, etc.
- Abomine interrupções – pág. 178
Quando prestamos consultoria numa grande empresa, ouvi de várias pessoas que elas quase não tinham tempo para trabalhar pelo excesso de reuniões e que muitas delas não serviam para nada, mas as impediam a desenvolver suas atividades fim. Pedi para assistir uma reunião e assegurei que não falaria uma palavra. Só anotaria as aberrações que encontrasse para que aquela reunião fosse eficaz. Fiquei quase louco. Parecia o circo dos horrores de tantos erros cometidos e o enorme desperdício de tempo.
Treinamos então as chefias em “reuniões eficazes”, onde em 62 slides e 1h30min de duração e pudemos abordar erros mais frequentes, atividades preparatórias para o sucesso, atividades complementares durante e após a reunião e mais alguns tópicos. Tudo muito simples, mas que trouxe enorme economia de tempo e dinheiro.
Contate-nos via site www.ibc-competitividade.com.br ou pelo whats 41.98814.8122 que estamos prontos para estabelecer em conjunto, uma excelente estratégia de implantação desta e de vários tipos de ferramentas de gestão para aumento de COMPETITIVIDADE..