SISTEMA DE PADRONIZAÇÃO
“A cada pequeno evento que eu lembrar ou for lembrado, vou repartindo esta experiência com você.”
Um dos bens mais preciosos de uma organização é o seu domínio tecnológico, ou seja, a organização ter registro da sua “receita do bolo”. Esta receita em nenhuma hipótese deve estar única e exclusivamente na cabeça das pessoas. As pessoas vão e, via de regra, as organizações ficam. Portanto, o registro deste conhecimento é de fundamental importância para a sua continuidade e competitividade. Temos duas empresas onde o Sistema de Padronização foi implantado pelo Adm.Lauro Klüber Junior e atual dono da Auge Consultoria com absoluto sucesso: Votorantim Cimentos e Cassol Pré-fabricados.
Uma das maneiras de se resgatar ou ter o domínio absoluto deste conhecimento tecnológico é a padronização dos principais processos da empresa. Entendem-se como principais processos, aqueles que requerem tecnologia necessária e indispensável para a confecção do produto final.
A padronização deve ser vista como um sistema, no qual uma estrutura de documentos deve ser desenvolvida, papéis e responsabilidades devem ser definidos, fases para a confecção de um padrão devem ser identificadas e regras para distribuição e controle dos padrões devem ser implementadas.
Pois bem, um sistema de padronização bem estruturado e principalmente bem “vendido” para toda a organização, onde a efetiva participação daqueles que conhecem o dia-a-dia passa a ser uma ferramenta que certamente contribuirá nos resultados e manter o domínio tecnológico permanentemente.
Outro fator de sucesso para esta ferramenta de gestão é a mensagem final, muito simples e verdadeira como a própria padronização.
“Escreva o que você faz e faça o que está escrito.”