VIRANDO A PRÓPRIA MESA – EPISÓDIO 9

CULTURA ORGANIZACIONAL

Virando a própria mesa: Ricardo Semler

Vamos escutar nosso guru Ricardo Semler:

“Da mesma maneira que não gostamos de pessoas com falta de personalidade, empresas sem perfil de cultura própria não sobrevivem ao tempo”. – pág.75

Segundo Ana A. S. Cesar, falta de personalidade é quando uma pessoa não toma decisões próprias, não pensa por si mesma. É condicionada a tomar decisões s por outra(s) pessoa(s). Falta-lhe a capacidade de agir, de tomar iniciativa, de vencer barreiras ou valores introjetados, enfim, é a pessoa que tem atitudes pálidas diante de situações em que lhe são exigidas atitudes calorosas.

Falta:nem precisamos definir, mas é ausência.

A pergunta que fica até aqui é você gosta de uma, nem que seja somente uma única pessoa, que não tenha uma personalidade definida?

Cultura Organizacional consiste, basicamente, nas crenças, valores, regras de conduta morais e éticas, e ainda em princípios e políticas de gestão implantadas pela organização conforme Krasimira Nevenova.

 

Diferentemente de outros pequenos artigos, deixamos a seu critério avaliar este conteúdo e nos contatar caso queira definir uma cultura própria para seu tipo de organização. Conte com o IBC – Instituto Brasileiro para a Competitividade.