SISTEMA DE PADRONIZAÇÃO

Imagem relacionada

SISTEMA DE PADRONIZAÇÃO

“A cada pequeno evento que eu lembrar ou for lembrado, vou repartindo esta experiência com você.”    

Um dos bens mais preciosos de uma organização é o seu domínio tecnológico, ou seja, a organização ter registro da sua “receita do bolo”. Esta receita em nenhuma hipótese deve estar única e exclusivamente na cabeça das pessoas. As pessoas vão e, via de regra, as organizações ficam. Portanto, o registro deste conhecimento é de fundamental importância para a sua continuidade e competitividade. Temos duas empresas onde o Sistema de Padronização foi implantado pelo Adm.Lauro Klüber Junior e atual dono da  Auge Consultoria com absoluto sucesso: Votorantim Cimentos e Cassol Pré-fabricados.

Uma das maneiras de se resgatar ou ter o domínio absoluto deste conhecimento tecnológico é a padronização dos principais processos da empresa. Entendem-se como principais processos, aqueles que requerem tecnologia necessária e indispensável para a confecção do produto final.

A padronização deve ser vista como um sistema, no qual uma estrutura de documentos deve ser desenvolvida, papéis e responsabilidades devem ser definidos, fases para a confecção de um padrão devem ser identificadas e regras para distribuição e controle dos padrões devem ser implementadas.

Pois bem, um sistema de padronização bem estruturado e principalmente bem “vendido” para toda a organização, onde a efetiva participação daqueles que conhecem o dia-a-dia passa a ser uma ferramenta que certamente contribuirá nos resultados e manter o domínio tecnológico permanentemente.

Outro fator de sucesso para esta ferramenta de gestão é a mensagem final, muito simples e verdadeira como a própria padronização.

“Escreva o que você faz e faça o que está escrito.”