Balanço

VIRANDO A PRÓPRIA MESA – Episódio 14

Virando a própria mesa: Ricardo Semler

Balanço

Ricardo Semler comenta em seu livro, algumas coisas sobre balanço empresarial. Vou transcrever o que ele diz para podermos digerir.

  • O balanço é a fotografia de um momento. Tire esta foto com uma máquina profissional que lhe dê boas recordações com o passar dos anos. A máquina instantânea gera resultados instantâneos, mas a imagem se suja com o tempo – pág.129
  • A coragem de demonstrar os verdadeiros números sempre tem consequências positivas e difíceis de medir, mas certeiras – pág. 129

Nestes meus inúmeros anos de atividade profissional, tive a oportunidade de  fazer vários balanços dos resultados obtidos. Também analisei muitos balanços contábeis, mas o que quero comentar com você é sobre a acuidade dos números, seja de qualquer assunto que vai analisar.

Se esses números foram maquiados para que a sua “foto” fique mais bonita, vai ter problemas por muitos anos ou até por toda a vida. Com a “criação de factoides” em lugar dos números “crús”, várias medidas saneadoras podem estar afundando ainda mais você, sua área de eficácia e sua empresa. O remédio pode ser duro, mas é melhor saber que ele serve para você ficar curado e sem dor, o mais rapidamente possível e NÃO MAIS REPETIR OS ERROS COMETIDOS, eliminando a CAUSA RAIZ DO PROBLEMA.

O IBC tem várias ferramentas para a análise e eliminação de problemas, principalmente os problemas crônicos. Conte conosco se não quiser continuar atacando o efeito e vendo o problema retornar de tempos em tempos.