BRIGADA DE INCÊNDIO – Episódio 1

BRIGADA DE INCÊNDIO FÁBRICA CIMENTO RIO BRANCO PR – Episódio 1

“A cada pequeno evento que eu lembrar ou for lembrado, vou repartindo esta experiência com você.”

 

Brigada de Incêndio – Episódio 1

Quando consultei o antigo Técnico de Segurança e hoje Administrador de Empresas, Pós Graduado em Desenvolvimento Gerencial e com MBA em Gestão Empresarial Adm..Vitor José Ferraz Filho, nosso propósito era relembrar os principais acontecimentos nas 3 fábricas da Votorantim Cimentos no PR, SC e SP em três episódios distintos. Mas já percebemos que isso seria impossível em artigos curtos como queremos. Por isso, vamos dividir em mais episódios. Aqui vai o primeiro.

Como surgiu? Foi após um incêndio florestal que dizimou uma boa parte de um reflorestamento  próximo da Mina Itaretama em Rio Branco do Sul – PR. Fiquei sabendo que ainda queimava, depois de uns 3 dias. Soube também que a Trombini havia perdido 200.000 árvores num incêndio em sua propriedade ali perto. Pouco pude fazer, pois a cidade de Rio Branco do Sul não tinha a mínima estrutura para isso e o Corpo de Bombeiros de Curitiba com alguns outros reflorestadores locais, já estavam atuando neste combate ao incêndio. Juntamos alguns voluntários da nossa fábrica e fomos à luta com toda a determinação, mas com ZERO EXPERIÊNCIA.

Levei um sermão muito forte, quando disse para meu diretor que não sabia onde era o reflorestamento e que não sabia que essa era também minha obrigação, pois nunca havia escutado isso como uma das minhas áreas de eficácia. Não vou contar o que eu ouvi, mas saiba, minhas orelhas ficaram roxas.

Não deu nem tempo para abaixar a poeira e já estava em campo para formar nossa própria Brigada de Incêndio, com ênfase a incêndio florestal. Escolhido o José Vitor para ser o comandante em chefe deste grupo de voluntários.

Fizemos uma definição do perfil que queríamos dos candidatos voluntários para a brigada, para evitar rotatividade no TIME. Assim, escolhemos 35 colaboradores para treiná-los e sermos uma BRIGADE DE INCÊNDIO DE REFERÊNCIA.

Convidamos você para estar conosco amanhã, que contaremos mais algumas particularidades deste episódio. Esperamos estar transmitindo noções mais amplas para você formar a sua própria brigada em sua empresa.