Case 05: Enunciado do problema: Maior agilidade no tempo de carregamento de caminhões tipo furgão com redução dos acidentes do trabalho

Case 05: Enunciado do problema: Maior agilidade no tempo de carregamento de caminhões tipo furgão com redução dos acidentes do trabalho.

Conseqüências:

Número elevado de pequenos acidentes, fadiga física na equipe decorrente a demanda de trabalho, baixa produtividade com demora excessiva no tempo de carregamento.

Causa:

O equipamento existente não estava dimensionado para ser utilizado no carregamento de caminhões tipo furgão.

Solução do problema:

Criação de grupos de setor com a missão de identificar oportunidades  que facultassem a redução de acidentes de trabalho, melhoria da qualidade de vida e incremento da produtividade. Neste caso específico foi proposto pelos participantes a implantação de um transportador retrátil que adentrasse até o final do furgão, evitando assim que a carga a ser depositada fosse apanhada na entrada do mesmo.

Ganhos:

Redução significativa dos acidentes de trabalho na área de expedição de produtos, aumento da produtividade, queda expressiva do tempo de carregamento e melhoria acentuada no nível de qualidade de vida em função da diminuição da fadiga.

Metodologia utilizada:

Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho.

Camera