Case 06: Enunciado do problema: Perda do rendimento operacional do teleférico de transporte de matérias primas devido a estouros de pneus da viga de desaceleração

Case 06: Enunciado do problema: Perda do rendimento operacional do teleférico de  transporte de matérias primas devido a estouros de pneus da viga de desaceleração

Conseqüências:

Semanalmente ocorriam aproximadamente 15 estouros de pneus, resultando em gargalos operacionais, elevação dos custos, baixa disponibilidade operacional, baixa de estoques da matéria prima transportada, demandas de homens/hora da manutenção para atender aos reparos emergenciais.

Causa:

Utilização de pneu inadequado ao regime de trabalho: estava sendo utilizado o tipo radial ao invés do modelo convencional, associado à falta de critérios para calibragens escalonadas e adequadas em cada  etapa da viga de desaceleração.

Solução do problema:

Procedida análise da situação, com verificações do projeto e manuais de manutenção / operação do equipamento e paralelamente, consultas a renomados fabricantes de pneumáticos  para atestar a procedência das conclusões estabelecidas. Realizada a substituição dos pneus e em paralelo estabelecidos os procedimentos operacionais para as respectivas calibragens.

Ganhos:

Eliminação do gargalo existente, adequação dos níveis de custos a patamares aceitáveis, regularização do estoque de matéria prima, disponibilidade da mão de obra da manutenção para atuar em atividades de preventivas.

Metodologia utilizada:

Análise e Solução de Problemas.