GANA E A ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO

VIRANDO A PRÓPRIA MESA – Episódio 36

Virando a própria mesa: Ricardo Semler

GANA E A ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO

Hoje eu aprendi que usei por muito tempo uma metodologia desenvolvida por Ricardo Semler, só que em nossa empresa ela era conhecida como GANA. Quando li o livro, não percebi a importância que essa ferramenta tinha e não retive o nome original: GPP. Mas agora vamos resgatá-la.

GPP – Gerência Por Passeio

  • GPP significa simplesmente riscar meio dia por semana da agenda e usar este tempo para passear – pág. 168
  • Sem destino, sem marcar com ninguém, sem saber quem vai estar onde – pág. 168

Essa ferramenta que considero muito eficaz, foi aplicada na primeira vez na Cimento Rio Branco – Rio Branco do Sul – PR, na maior das cimenteiras pertencentes à Votorantim Cimentos. O nome era GANA – GERENCIAR ANDANDO NA ÁREA.

Existe toda uma filosofia por trás desta ferramenta. Em resumo, é fazer um gerenciamento no campo, com um grupo multidisciplinar e observando tudo: limpeza, arrumação, segurança das instalações, riscos operacionais, conservação das instalações, integridade das máquinas e equipamentos e outros aspectos. O que se pretende é ter um retrato momentâneo da situação da área que foi previamente escolhida e percorrê-la com o seu dono de área, para corrigir tudo o que for possível, na hora. O que não se tem tempo hábil ou recursos materiais e humanos para solucioná-la, se relaciona num Plano de Ação com acompanhamento rigoroso, até a eliminação de cada item anômalo levantado. Há muitos outros detalhes que podem ser aplicados, conforme o tipo de empresa, mas para isso sugiro que nos procure para desenharmos uma proposta que vá de encontro às suas necessidades próprias. Temos um treinamento com 26 slides e duração de 1h30min, onde poderemos transferir essa metodologia GANA – Gerenciar Andando Na Área para você e sua empresa.

Contate-nos via site www.ibc-competitividade.com.br ou pelo whats 41.98814.8122 que estamos prontos para estabelecer em conjunto, uma excelente estratégia de implantação.