IMPORTANTE x URGENTE

VIRANDO A PRÓPRIA MESA – Episódio 26

Virando a própria mesa: Ricardo Semler

IMPORTANTE x URGENTE

Vamos primeiramente saber o que diz o nosso guru Ricardo Semler:

  • Importante x urgente. Todos conhecem essa equação e sabem que o urgente dá de dez a zero no importante. Portanto, o urgente tem uma qualidade única: ele é autoperpetuante, auto-alimentador e criador de círculos viciosos intransponíveis – pág, 157

Fico tentado a falar de PRIORIDADE, sob a ótica de Gravidade, Urgência e Tendência, em lugar de importante e urgente. Mas acredito que possa estar transferindo uma imagem de arrogância. Mas se quiser, em outra ocasião, poderemos falar dessa ferramenta de gestão de amplo domínico do IBC – Instituto Brasileiro para a Competitividade.

Vamos explorar juntos sobre URGÊNCIA. Se em sua vida diária, faz muitas coisas com urgência, pode estar certo de uma coisa, independente do que faça: você está em apuros. Pode estar acontecendo várias coisas, mas vamos falar de três:

  • Ineficácia em suas atividades.
  • Excesso de tarefas assumidas e não delegadas as possíveis.
  • Péssima administração do tempo.

O que eu tenho mais visto ao longo destes anos de consultoria, é a falta de recursos que as pessoas possuem para resolver eficazmente seus afazeres, indo diretamente na causa raiz e eliminando-a definitivamente. E aqui voltamos ao princípio de tudo. Conhece os recursos para a eliminação da causa raiz? Aplica-os? Assim mesmo tem problema? Podemos afirmar sem medo de errar: não aplica de forma correta a ferramenta.

E se continuar assim, perpetuará sua saga para viver num inferno. Espero não precisar visitá-lo num leito de hospital.

Fica evidente que não vai resolver tudo na vida só com essa ferramenta. Se quiser contar conosco para auxiliá-lo na escolha das melhores ferramentas de gestão que possam modificar radical e rapidamente a sua COMPETITIVIDADE, nos contate, que estudaremos a melhor forma de ajudá-lo.