CÉLULAS AUTOGERENCIÁVEIS SP – Episódio 2

CÉLULAS AUTOGERENCIÁVEIS SP – Episódio 2

“A cada pequeno evento que eu lembrar ou for lembrado, vou repartindo esta experiência com você.”

(pista de acesso ao orquidário – Fábrica Santa Helena – Votorantim Cimentos – Votorantim – SP)

Células autogerenciáveis – Episódio 2

Continuando com as memórias trazidas junto com nosso Técnico de Segurança da época e hoje Adm. Jose Vitor vamos sumarizar algumas atividades. A estratégia sempre era mesclar atividades físicas com algum tipo de confraternização, pois o cansaço físico era enorme para que todos pudessem estar aptos para atendimentos que fossem mais prolongados e exigentes.

  • Para estimular o espírito de equipe, fizemos rafting em Brotas – SP com todos os brigadistas, num final de semana.
  • Treinamento de rapel para salvamentos em altura num silo de 60m na fábrica de Santa Helena.
  • Caminhada em mata nativa com acompanhamento de guias locais em Juquiá – SP, juntamente com as famílias dos brigadistas, em final de semana.
  • Apoio para a contenção de um derramamento de óleo na Moagem Cubatão – SP na região da represa (com risco de afetar o mangue), em função de uma falha de manutenção de uma válvula de retenção, evitando um desastre ecológico, multa que seria imposta pela Cetesb e detenção do Gerente Geral da fábrica. Atuamos com 25 brigadistas em regime de 24h por dia. Uma prova de fogo para testar o preparo e a determinação de cada um dos participantes da operação.
  • Competição esportiva e recreativa dos brigadistas na chácara onde eu morava, após um caminhada mesclada com corridas durante todo o trajeto. Isso incluiu uma bela churrascada no horário do almoço.
  • Caminhada no meio de uma trilha próxima ao orquidário implantado na Fábrica Santa Helena, para preservar as espécies ameaçadas de extinção de orquídeas e bromélias. Ao final, uma churrascada acompanhada de um torneio de truco.

Podíamos contar mais coisas, mas deixaremos para amanhã, pois não queremos que fique cansado só de pensar em nosso preparo físico e mental.