Líder na era do Conceito

Antes de iniciar a contar um pouco de uma experiência recente que vivenciamos, vamos conceituar o que é “líder”, pois precisamos fazer um acordo semântico para podermos nos entender melhor. Líder é uma pessoa ou um produto que alcançou alguma expressividade numa área de atuação. Da mesma forma, vamos definir o que é “liderança”: Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-as numa equipe que gera resultados. De outra forma, Liderança é a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.

 

Empresas que querem acelerar o processo para se tornar benchmark, precisam encontrar ferramentas que potencializem os seus recursos humanos e ao mesmo tempo proporcionem velocidade na mudança comportamental.

Dentro deste enfoque, o Gerente Geral da Camargo Correa, Fábrica Apiaí, Eng. Marco Aurelio Ferreira, reuniu todo seu time de chefias neste final de junho/2010 por dois dias, em uma estância distante do ambiente fabril, para poderem mergulhar neste tema e trazer novas idéias focadas para as mudanças que devem acontecer.

O encontro foi inicado com uma palestra que realizei, cujo tema é: “Líder na Era do Conceito”.

Durante uma hora, discutimos vários pontos:

  • Para aquecimento, fizemos uma pequena reflexão em cima de uma frase que criei: “Gotas de água precisam se aliar para se transformar em chuva”.
  • Diversos conceitos de liderança tradicionais e exemplos expressivos das grandes lideranças conhecidas.
  • Como aconteceu a evolução das eras, desde a da agricultura até a atual: era do conceito.
  • Quais são as características das empresas da era da informação e as da era do conceito.
  • Qual o comportamento eficaz para o líder da era do conceito.
  • Detalhamos o seis sentidos da era do conceito.
  • Apresentamos alguns vídeos que predispõem os participantes para as grandes mudanças que cada um pode realizar e a grande mudança obtida com os trabalhos de pequenos grupos de colaboradores de uma organização.

Foi extremamente gratificante dar esta contribuição preparando o time para os demais temas que com certeza irão contribuir decisivamente para fazer com que esta Fábrica de Apiaí vire um modelo não só de gestão, mas principalmente, de resultados expressivos e duradouros que a tornem altamente competitiva.

O IBC fica muito feliz por dar a sua contribuição inicial para o grande resultado que se avizinha.

Autor: Lauro Volaco
Empresa: IBC Instituto Brasileiro para a Competitividade