SIPAT

Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho ou SIPAT é um evento obrigatório nas empresasbrasileiras segundo a legislação trabalhista.

Deve ser organizada anualmente pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) com o objetivo de conscientizar os colaboradores sobre a saúde e segurança no trabalho além da prevenção de acidentes.

No final de maio, tive a oportunidade de fazer uma palestra de encerramento de uma das mais fascinantes SIPATs de todas as que eu já vi (saibam: já vi e ajudei a organizar muitas), na Camargo Corrêa Cimentos – Fábrica Apiaí. 450 pessoas participaram deste evento de encerrramento. O comparecimento médio durante toda a semana, foi de 300 pessoas, entre colaboradores e terceiros, totalizando mais de 1.600 participantes.

Pudemos observar que ela não foi realizada apenas como uma obrigação, mas com a finalidade de otimizar permanentemente o “Comportamento Seguro”, tema central deste evento.

Abordamos os seguintes temas nesta palestra:

  • Medidas preventivas.
  • Consequência dos acidentes.
  • Ferramentas de gestão na busca do Acidente Zero.
  • Exemplos aplicados.
  • Estímula a atitudes seguras.

Pela participação ativa dos presentes, pudemos sentir a garra de colaboradores próprios da Camargo Corrêa e de todos os empreiteiros para a busca do Acidente Zero. Deu para sentir que o conhecimento estava sendo absorvido por todos e que com mais este estímulo, os resultados irão ser muito melhores do que os obtidos até agora.

Pequenas melhorias, todos os dias, por TODOS, farão a grande diferença. É o Kaizen (melhoria contínua) sendo posto em prática.

O IBC está muito orgulhoso de ter sido convidado para esta palestra de encerramento e coloca à disposição de todas as empresas, inúmeros temas que podem ser abordados, fazendo que estas ações sejam contínuas e não apenas em alguns momentos de uma SIPAT.

Autor: Lauro Volaco
Empresa: IBC Instituto Brasileiro para a Competitividade