Mini artigo n.3 – Soft skills – carências de treinamentos
Veja o que diz o “Levantamento da edição de 2017 do Capgemini Digital Transformations Institute Survey que mostra que 60% das empresas atualmente sofrem com a carência das chamadas soft skills. As mais demandadas são:
* Colocar o consumidor no centro das preocupações (65%)
* Paixão por aprender (64%)
* Colaboração (63%)
* Capacidade de decidir (62%)
* Habilidade organizacional (61%)
* Habilidade de lidar com ambiguidade (56%)
* Mentalidade empreendedora (54%)
* Capacidade de gerar mudanças (53%)”
Fonte: O Futuro de Educação Executiva, da edição 132 de Época NEGÓCIOS
A experiência depois de atender empresas de pequeno, médio e grande porte, do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte é que raramente somos contatados no IBC – Instituto Brasileiro para a Competitividade para darmos um treinamento específico. Isso é mais frequente com antigos colegas de empresa em que trabalhamos juntos e sabem o que querem. O ideal é conhecer a empresa fisicamente e depois de percorrê-la com quem tem o poder de decisão e conhece as carências da organização, sentar com seu staff imediato e através do SWOT, conhecer os pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades.
Com a visita e esta reunião de reconhecimento, ficará muito mais fácil propor ferramentas de gestão que dispomos para atender as necessidades, priorizando-as.
O próximo passo é validar as ferramentas propostas e discutir o conteúdo programático da prioridade. Customizá-la se necessário, treinar o time estratégico e aplicar a método num plano piloto e ir fazendo todas as correções por ordem de prioridade e treinando o time em outras carências que forem surgindo pelo caminho. Tudo isto sendo implementado com sucesso, ir estendendo a aplicação da ferramenta para toda a organização.
Conheça nossa empresa, nos acesse pelo site: www.ibc-competitividade.com.br ou fone/whats 41.98814.8122. Teremos um enorme prazer em trocar experiências e saber como poderemos contribuir para a otimização de seus resultados.