Sucesso Empresarial

O nosso IBC – Instituto Brasileiro para a Competitividade completou cinco anos de existência, no dia 11/05/2010. Isto nos deixa muito orgulhosos e aumenta ainda mais nossa responsabilidade junto aos nossos clientes.

Resolvemos analisar alguns dos pontos mais importantes que levam empresas brasileiras a ter SUCESSO e com isto podermos refletir um pouco mais sobre o desenvolvimento contínuo do nosso IBC por mais alguns períodos como este.

Acreditamos que o sucesso depende basicamente de pessoas que com sua personalidade, seus conhecimentos, sua capacidade social, sua cultura e sua história, adquirem capacidade de influenciar positiva ou negativamente o que acontece em seu entorno.

É comum escutar grandes empresários dizerem que o seu maior patrimônio, é o HOMEM. Que podem tirar o que quiser, desde que permaneça com a sua força intelectual e de trabalho do seu TIME. Com suas pessoas, tudo pode ser retomado e ainda de forma mais eficaz. É uma pena que muitas vezes isto não passa de um mero discurso vão.

Precisamos reforçar que o sucesso é uma coisa descontínua, pois depende de circunstâncias
que estão atreladas a contingências. O sucesso depende de atitude e esta depende de pessoas.

O sucesso pode ser desenhado com um bom plano estratégico e o uso de ferramentas de gestão que auxiliem as empresas a executar todas as suas ações de forma eficaz, eliminando qualquer tipo de desperdício. Aqui, entra o IBC que pode transformar as ferramentas que aprendemos e as aplicávamos no dia a dia enquanto colaboradores de empresas, muito mais atuais e adequadas para a competitividade que se exige nos dias de hoje. Com a criação do IBC, pudemos torná-las muito mais eficazes, incorporando novos aprendizados provenientes de pesquisas e clientes.

Estamos falando novamente de pessoas do IBC que potencializam o conhecimento de pessoas de nossos clientes que vão fazer a diferença em suas organizações. É muito gratificante ver que mesmo pessoas que ocupam cargos menos elevados, com os conhecimentos adquiridos em seminários ou palestras, podem produzir verdadeiras transformações para tornar suas organizações lucrativas e perenes.

O que é necessário é que os empresários e executivos que definem os rumos das organizações, tenham a sensibilidade de escolher as ferramentas de gestão corretas, para um público alvo e carga horária adequada. O que temos observado, é que o tempo que se define para isto, nem sempre é o mais adequado, pois a postergação faz com que os frutos só sejam colhidos muito tarde. Em algumas situações, em função de não se querer sair da zona de conforto, nem mesmo há tempo hábil para isto.

Precisa ser criado pelos executivos, um ambiente favorável para que todos os colaboradores possam ser treinados e desenvolvidas suas habilidades para que as possam pô-las em prática. Quando começam a aparecer os primeiros resultados positivos, aumenta a auto-motivação, que provoca o desejo de obter novos conhecimentos, que irão complementar sua capacitação, que trazem resultados maximizados. Com isto, ficará criado o ciclo virtuoso que colocará a organização numa posição tal que dificilmente outra poderá tomar o seu lugar. Onde a Excelência dos Resultados passa a ser conquistada. O que é certo é que este desenvolvimento precisa ser contínuo e não realizado por espasmos relacionados a crises, modismos, reclamações ou perdas de clientes, etc.

O IBC se prepara continuamente para enfrentar o novo ciclo que ora se inicia, para estar cada vez mais preparado para potenciar o resultado de seus clientes e gerar um relacionamento cada vez de mais confiança.

Contem conosco, SEMPRE!