Vida inteligente no combate aos desperdícios – Episódio 06

PÁTIO DE REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS

“A cada pequeno evento que eu lembrar ou for lembrado, vou repartindo esta experiência com você.

Ao conversar com o Eng. Marcelo Lass sobre algumas coisas marcantes e simples, com baixíssimo custo, lembrou desse assunto para agora reparto com você.

Uma coisa muito importante naquela época de grandes montagens para implantação de uma novas unidade para fabricação de cimento, foi um pátio muito organizado, com piso concretado e totalmente delimitado, onde eram armazenados adequadamente e separados por categoria, as sobras de montagem que não eram sucatas. Podiam ser reutilizadas.

Naquela época não conhecíamos a metodologia 5Rs, mas dominávamos várias outras ferramentas de gestão, na busca da “Excelência de Resultados”.

Este pátio, totalmente separado do pátio de sucata que tinha outra destinação, apesar de cercado com correntes delimitantes. Era acessível para todos que precisasse de pedaços menores de chapas, cantoneiras, tubos e outros materiais mecânicos. Com isso, milhares de reais foram economizados e minimizados ao extremo os desperdícios.

Algumas perguntas ficam no ar:

  • Tem o hábito de disponibilizar sobras de processos, organizadamente, para minimizar custos em sua empresa?
  • Que fazer para que atitude como essa possa ser um hábito e não exceção?

Espero que os episódios que temos trazido para o conhecimento de vocês possam estar ajudando a abrir novos horizontes em sua área de eficácia. Não vacile em nos contatar sempre que estiver necessitando otimizar a COMPETITIVIDADE de sua empresa ou a sua própria.