VIRANDO A PRÓPRIA MESA – EPISÓDIO 8

Resultado de imagem para problema potencial

VIRANDO A PRÓPRIA MESA – Episódio 8

Virando a própria mesa: Ricardo Semler

Queria destacar esta frase bem simples, do nosso guru Ricardo Semler, mas que tem um grande peso: “Política de justiça na área de pessoal é um conceito de qualidade no cliente – demora anos para construir e desaba num só instante” – pág.114

Não podemos, discutir superficialmente alternativas que podem levar nosso negócio para o caos. Voltamos a falar da metodologia de APP – Análise de Problema Potencial.

Sabe o que é uma APP? É um dispositivo de segurança que se coloca sobre um plano ou atividade, para assegurar o seu sucesso. É um ato de previsão, para assegurar o sucesso de uma atividade futura.

Esta metodologia sai de ações interinasadaptativas e corretivas, para ações preventivas (AÇÕES QUE EVITAM O PROBLEMA)  e protetivas.( AÇÕES QUE AMENIZAM O EFEITO CASO O PROBLEMA OCORRA).

Essas são apenas pinceladas sobre a metodologia. Mas tem muito mais que podemos fazer com que você a domine e aplique nas suas rotinas diárias.

Existe uma frase que é muito pertinente e vale para sua reflexão. Foi extraída do livro “O meu Everest” de Luciano Pires: “Cada um faz seu Everest mais difícil ou fácil”.

Se você é o tipo de gestor que acha que sabe tudo e não quer conhecer as opiniões e aprender com a experiência de quem conhece teórica e praticamente este assunto, vá em frente, mas se prepare para desastres.

O que demorou anos para construir, pode desabar num só instante.