Muitas empresas consultam o IBC para saber por onde começar um sistema de gestão para se tornar competitiva e atingir a Excelência de Resultados. São tantas as alternativas possíveis, que muitas vezes ficam indecisas por qual delas iniciar.
Uma ferramenta de fácil compreensão e de grande impacto é o 5S. Aí surgem outras dúvidas: O que é esta ferramenta? Quais os objetivos a serem alcançados? Que impactos trarão para os colaboradores e a empresa? Quais são os principais itens abrangidos pela ferramenta? Para que tipo de organização pode ser aplicada? etc.
Para reduzir esta ansiedade e auxiliar sua empresa a dar o passo inicial rumo à Competitividade e Excelência de Resultados, vamos fazer um resumo daquilo que consideramos relevante e indispensável conhecer num primeiro contato com essa ferramenta.
O que é o 5S?:
a) ferramenta gerencial que otimiza a competitividade empresarial;
b) melhora a nossa qualidade de vida;
c) aprimora a sistemática de trabalho.
Por que o nome 5S?: Por ter sido criada no Japão, centro eterno de competitividade e excelência, e tratar de 5 sensos que em japonês começam com S, ficou mais fácil dar essa denominação.
Quais são os 5S?:
a) SEIRI = utilização;
b) SEITON = ordenação;
c) SEISOU = limpeza;
d) SEIKETSU = higiene;
e) SHITSUKE = autodisciplina.
Que tipo de organização precisa do conhecimento do 5S para ser ainda mais competitiva? todas: bancos, minerações, frigoríficos, plataformas petrolíferas, refinarias, indústrias de cimento/papel/celulose/alumínio/siderúrgica/metalúrgica/ automobilística, prestadores de serviços, farmacêuticas, universidades, comércio, supermercados, etc.
Quais são os objetivos do 5S? podemos relacionar muitos, mas para simplificar, vamos citar alguns:
- Proporcionar às pessoas um ambiente saudável e seguro.
- Tornar o ambiente de trabalho organizado e limpo.
- Aumentar a produtividade com redução de esforços.
- Promover uma maior integração entre os colaboradores.
- Aumentar o nível de satisfação e motivação pessoal.
- Melhorar a qualidade de vida de todos.
- Preparar o ambiente para a qualidade.
- Fazer mais com menos.
- Minimizar os inputs e maximizar os outputs.
Poderíamos falar muito mais sobre esta ferramenta, mas pecaríamos pelo excesso de informação, que é objeto deste artigo. Porém, queremos que saibam um pouco mais, pelo menos do SEIRI = UTILIZAÇÃO, através de algumas imagens elucidativas.
Estamos convencidos de que por uma explanação assim, tão básica, não tornamos nossos leitores em especialistas em 5S. Mas sabemos também que agora, já têm mais elementos para avaliar o que esta ferramenta pode trazer de benefícios sem precedentes.No artigo 5S
Num treinamento desenvolvido pela IBC, com 230 slides e mais 250 fotos com exemplos da metodologia aplicada, a empresa estará habilitada para implantar o 5S e colher todos os benefícios que mencionamos. Conte conosco para potencializar o conhecimento de seus times, para torná-los ainda mais competitivos e ter na sua empresa um modelo de gestão.
Autor: Lauro R.D.Volaco – Diretor IBC
Empresa: IBC – Instituto Brasileiro para a Competitividade |
|
|