A FOFOCA NA EMPRESA

VIRANDO A PRÓPRIA MESA – Episódio 49

Virando a própria mesa: Ricardo Semler

A FOFOCA NA EMPRESA

O momento agora é de vermos o que pensa o nosso guru Ricardo Semler sobre a fofoca na empresa. Este é outro assunto que traz enormes problemas pessoais entre todos os colaboradores e é a causa de grandes transtornos.

  • Finalmente chegamos na fofoca
    • A fofoca é parte da natureza humana e precisa ter uma válvula de escape. O importante é que a empresa, através de sua cultura, iniba qualquer fofoca que seja maldosa ou que tenha segundas intenções. O jeito mais eficaz de fazer isso é dar o exemplo nas chefias – pág. 191
    • O importante é que a cultura faça as pessoas mudarem de feição e olharem feio quando o assunto mudar para denegrir alguém. É um exercício difícil, mas vale a pena. Só as chefias podem começar esta mudança de cultura, deixando de comentar entre eles qualquer coisa que não tenha base em fatos – pág. 191 e 192
    • Corte o barato antes que fique caro – pág. 192

A última frase diz tudo: “corte o barato antes que fique caro”.

Não permita que ninguém, independente da sua posição hierárquica, lhe traga alguma coisa que não seja baseada em fatos e dados. Poucas e inteligentes perguntas desmontam os fofoqueiros de plantão. E interessante! Eles entendem rápido que com você, a fofoca não se desenvolve.

Já presenciei situações extremamente constrangedoras e destruidoras. Seja um paredão intransponível para que qualquer fofoca bata nele e desapareça num “buraco negro”.

Contate-nos via site www.ibc-competitividade.com.br ou pelo whats 41.98814.8122 que estaremos prontos para desenvolver um treinamento específico sobre este tema totalmente customizado para a sua empresa.