EXCESSO DE PAPEL NA EMPRESA

VIRANDO A PRÓPRIA MESA – Episódio 50

Virando a própria mesa: Ricardo Semler

EXCESSO DE PAPEL NA EMPRESA

O tema tratado agora por nosso guru Ricardo Semler é sobre o excesso de papel na empresa. Queremos saber o que pensa sobre isso.

  • Excesso de papel
    • Este é um mal brasileiro de dificílima solução. Seguem algumas sugestões práticas:
      • Pense três vezes antes de mandar arquivar alguma coisa
      • Volte, insisto, à tentativa de implantar comunicados de uma página.
      • Na datilografia, faça o mínimo de cópias necessárias – pág. 192
      • Compre duas latas de lixo para cada executivo.
      • Leu, entendeu, jogou fora. Não fique cheio de papel na mesa – pág. 193

Esse assunto me remeta a 1970, no meu primeiro emprego como engenheiro mecânico na Embraer. Éramos 18 engenheiros na sala de engenharia e todas elas tinham somente uma gaveta bem rasinha. Era para guardar lápis, caneta, borracha e algumas folhas de papel. Não cabia mais nada. E mais ainda: ao final do dia, nenhum objeto poderia ficar sobre a mesa. Lição simples: se o documento era importante, deveria ser sintético e estar cuidadosamente arquivado.

Outro ponto que deve estar estranhando é sobre a “datilografia”, pois está muito ultrapassado. Mas vale igualmente para o computador, tablete, celular, etc. Pode não estar gastando papel, mas desperdiça algo muito precioso que é o tempo daqueles que não precisam daquela informação.

Tenho certeza de que não possui caixas de entrada e saída de documentos, completamente lotados. Mas se tem? ALERTA. O mesmo vale para caixas de e-mail totalmente lotados. Algo de errado acontece.

Elimine o desperdício!

Recomendação simples: “seja preciso e conciso”.

Contate-nos via site www.ibc-competitividade.com.br ou pelo whats 41.98814.8122 que estaremos prontos para desenvolver treinamentos específicos para a sua empresa.