ATIVIDADES DE PEQUENOS GRUPOS – APG

VIRANDO A PRÓPRIA MESA – Episódio 18

Virando a própria mesa: Ricardo Semler

Atividades de pequenos grupos – APG

As frases escolhidas do livro de nosso guru Ricardo Semler, seguem abaixo. Queremos discutir com você caro leitor, este assunto.

  • Uma alternativa participativa é criar um grupo-tarefa dos próprios funcionários e dar a bola para eles. Afinal eles entendem muito mais do ambiente de trabalho deles que o gerente – pág. 146
  • O uso constante de pequenos grupos-tarefa, comitês de rápida decisão e autoridade é também o argumento para fazer o organograma fluir, distribuindo assuntos que precisam de solução para pequenos “times de 10” resolverem. A partir de grupos aproximadamente deste tamanho, com objetivos claros e prazo para dissolução, o resultado é fascinante – pág. 147

Nossa experiência pessoal foi muito enriquecedora com a formação do que nós chamávamos de APG – Atividades de Pequenos Grupos. Faziam parte de um programa denominado SETA – SEGURANÇA NO TRABALHO E ARRUMAÇÃO.

Estes pequenos grupos se reunião uma vez por semana, durante uma hora e discutiam melhorias que poderiam ser introduzidas em seu ambiente de trabalho. Soluções brilhantes foram conseguidas, graças ao preparo destes grupos para que pudessem ter voz naquilo que eles entendiam muito mais que as suas chefias, pois sentiam na carne os efeitos negativos de atividades que tinham muito a serem otimizadas. A filosofia era a do Kaizen – Melhoria contínua.

Muito mais poderíamos falar sobre essa experiência bem sucedida. Interaja conosco que teremos grande satisfação em encontrarmos a melhor forma para atender sua necessidade para abreviar a trilha para o SUCESSO.