O Monge e o Executivo

Este livro além de um best seller, é um dos mais lidos no Brasil. Segundo a revista Veja, na categoria de auto ajuda e esoterismo, está entre os 10 livros mais lidos, há vários meses.

Outra coisa intrigante, é a comparação escolhida entre um monge e um executivo.

Resumindo, podemos dizer que:
O executivo tem a necessidade de respostas exatas e muito rápidas para que seus negócios sejam bem sucedidos. Querem transmitir a idéia  que é necessário passar para seus colaboradores a autoridade do cargo a partir de atitudes que destaquem sua inteligência e velocidade de raciocínio. Isto implica muitas vezes, na falta de amadurecimento do assunto em questão, com decisões desastrosas. Além disto, dão uma importância muito grande na aparência, visando com isto, impressionar seus interlocutores.
Por outro lado, os monges vivem de forma simples e utilizam os mínimos recursos materiais. Dão ênfase para a meditação, reflexão e para suas orações. Estão em contato próximo com a natureza, predispostos a auxiliar seus pares nos trabalhos mais simples. Não tem pressa para suas ações do dia-a-dia. Entendem que para ajudar os outros, é preciso ouvir os outros com atenção, entender o que precisam e só então passar a auxiliá-los.
Procurando a mais forte diferença entre o executivo e o monge, destacamos o ato de servir. O primeiro quer que todos e tudo estejam disponíveis para servi-lo. Quanto aos monges, o princípio é: servir para ser servido.

Qual seria a maneira que você adotaria para que todas as suas lideranças pudessem, ao mesmo tempo, tomar conhecimento e discutir de forma mais eficaz o conteúdo deste livro?

Comprar um volume e dar para cada líder ler individualmente é uma boa solução, mas como o tempo que cada um dedica a leitura de livros varia e o custo não seria muito baixo, esta saída não é a mais adequada.

Qual a melhor solução? Esta foi a pergunta formulada para o IBC, que já havia tido ótimas experiências com o “método da cumbuca”. Neste método, todos tem o mesmo livro, estudam os mesmos capítulos combinados, preparam um resumo para dar uma aula sobre o assunto e na hora da reunião, é sorteado um componente para ser o apresentador. Se não estiver preparado, a reunião é suspensa e marcada nova data e horário para que ele apresente. Isto força todos a estarem aptos para aquele momento.

Para fugir da mesmice, aliada a um curto espaço de tempo e a um baixo custo, o IBC está propondo a seguinte solução: Apresentação de um resumo com os principais pontos do livro para todas as lideranças, simultaneamente. Este treinamento proporciona o debate e o esclarecimento de dúvidas, tornando esta formação extremamente eficiente. Permite também o debate com respectivo esclarecimento a cada ponto que proporcionar qualquer dúvida ou divergência de ponto de vista.

Por ser realizado o treinamento através de slides e multimídia, todos os líderes tem uma ótima forma de retenção do conteúdo e ficarem muito mais preparados para suas funções de liderança. Os ganhos são enormes e a eficácia do time aumenta exponencialmente à medida que estes conhecimentos são aprendidos e aplicados.

Se quiser que sua empresa seja mais competitiva, adquira este conhecimento de forma eficaz. Conte com o IBC que terá o maior prazer em poder transferir todo este importante conteúdo para seus líderes e colha os resultados otimizados de time de líderes.